segunda-feira, 29 de Abril de 2024  12:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-12-2007

Projectos de investigação comuns no domínio da Biologia marinha


Universidades de Aveiro e Massachusetts cooperam no estudo do mar

As Universidades de Aveiro e de Massachusetts assinaram ontem um protocolo de colaboração para a investigação conjunta de recursos pesqueiros, que poderá vir a ser alargada às ciências da Saúde.

O protocolo, subscrito por Brian Rothschild, pela University of Massachusetts Dartmouth, e por Amadeu Mortágua, em representação da Universidade de Aveiro (UA), prevê a realização de projectos de investigação comuns no domínio da Biologia marinha, bem como o intercâmbio de alunos das duas universidades.

Ao nível da investigação científica, a colaboração entre as duas universidades visa "recolher conhecimento científico que permita a gestão de recursos pesqueiros de forma sustentável" e os trabalhos incidirão sobre a localização de espécies e definição de zonas de repouso.

Nos projectos de investigação científica está prevista a utilização da estação oceanográfica da Universidade de Massachusetts, localizada em New Bedford e que é considerada das mais completas e avançadas do mundo, estando dotada de vários navios oceanográficos.

Amadeu Mortágua, presidente do Departamento de Biologia da UA, salientou que a universidade norte-americana tem já uma larga experiência nesse domínio de investigação, incidindo sobre a gestão de recursos pesqueiros, quer de peixes, quer de invertebrados e vieiras, em que a zona é considerada bastante rica.

"Temos algo a aprender com a experiência americana, tanto mais que também nós, em Aveiro, estamos numa zona de afloramento de nutrientes, rica em pesca. Desde logo, a estreita colaboração entre a Universidade de Massachusetts e a comunidade piscatória, que é chamada a participar nos projectos", disse Amadeu Mortágua.

"Por outro lado, a modelação dos stocks de pesca que têm desenvolvido pode ser do interesse de Portugal", explicou.

Além da vertente de investigação, o protocolo hoje assinado visa promover o intercâmbio entre alunos de mestrado e de doutoramento das duas universidades, que poderá vir a ser alargado a estágios integrados e semestres académicos das licenciaturas.

Brian Rothschild anunciou que a universidade norte-americana vai suportar os custos da participação de um dos alunos portugueses e empenhar-se na obtenção de financiamento para dar continuidade ao programa, e mostrou interesse em ampliar a colaboração entre as duas universidades a outras áreas, nomeadamente nas Ciências da Saúde, pelo que foi decidido criar uma comissão mista de cooperação.

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®